Você realmente sabe qual alimento passa pela sua mesa? A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou recentemente uma lista dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos no Brasil. É preocupante ver os resultados. Dentre os alimentos analisados, o único que não possui contaminação nenhuma é a batata, em contra partida, pimentão, morango e pepino ocupam o top 3 da lista.
Foram analisados por volta de 2,5 mil amostras de 18 tipos de alimentos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos.
Aproximadamente 1/3 dos alimentos mais consumidos por brasileiros estão fora do padrão! Seja por agrotóxicos acima do nível permitido ou pela presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.
A Anvisa alerta para o consumo destes produtos, a exposição à essas substâncias podem causar vários problemas de saúde, incluindo o câncer.
Nem sempre o que consideramos saudável é de fato o melhor para nossa saúde, para reduzir os efeitos de agrotóxicos nos alimentos, além das dicas citadas na imagem, podemos também:
- Lavar os alimentos quando estão gelados, os alimentos em temperatura ambiente, absorvem a água, de forma que levam as substâncias para seu interior.
- Deixe os alimentos na geladeira, em recipientes tampados e após no mínimo duas horas faça a lavagem em água corrente.
- Prefira alimentos da época! Tudo que foi comprado fora da estação passou por um ciclo maior de maturação e consequentemente recebeu mais agrotóxicos.
- Compre alimentos regionais. Alimentos que precisam ser transportados precisam ser mais protegidos contra ataques de pragas, tornando a pulverização dos agrotóxicos mais intensa.
- Escolha alimentos orgânicos, de produtores confiáveis.
Sendo difícil viver sem esses alimentos, adotar essas medidas podem garantir a melhoria da sua saúde. Outra mudança no padrão alimentar que pode ser adotada é a escolha pelos orgânicos! As opções para uma alimentação saudável já são facilmente encontradas em feiras, supermercados e sacolão.
E você? Como estão suas escolhas ao comprar seus alimentos?
Gostou do tema abordado em nosso post? Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões!
Para mais assuntos sobre qualidade de vida no trabalho, siga nossa página no Facebook e no Instagram. Fique ligado!