A vida agitada e a falta de tempo são as principais razões para deixar os cuidados com a saúde de lado e adiar constantemente a ida à academia, não é mesmo?
Mas essa procrastinação pode colocar em risco a sua qualidade de vida e trazer sérias complicações com o passar do tempo, uma vez que a prática de exercícios físicos é a melhor maneira de combater o sedentarismo e evitar a obesidade e outras doenças graves.
As estatísticas alertam
De acordo com os “Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho”, divulgados pelo Ministério da Saúde e o IBGE neste ano, mais de 70% dos trabalhadores brasileiros não praticam atividades físicas de maneira satisfatória.
Outro número alarmante representa o aumento da obesidade no Brasil e no mundo. Entre os brasileiros, mais da metade da população está acima do peso ideal e, segundo levantamento publicado pela revista The Lancet, em 2016, o país já ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de excesso de peso em termos absolutos.
O mesmo estudo constatou que a quantidade de pessoas obesas em todo o planeta aumentou seis vezes de 1975 a 2014, passando de 105 milhões para 641 milhões. O resultado é associado principalmente ao estilo de vida moderno.
Se você quer ficar fora dessas estatísticas, continue a leitura e conheça 7 dicas para evitar a obesidade e manter a saúde em dia!
1. Monte pratos coloridos
Ao montar o prato, varie nas cores dos alimentos para aumentar a quantidade de nutrientes ingeridos e tornar a refeição mais agradável e convidativa. Aproveite para saborear cada item e mastigar bastante. Isso amplia a sensação de saciedade e reduz a chance de repetições.
2. Fuja das dietas da moda
Sobretudo, fuja das dietas restritivas, que costumam deixar a pessoa mais ansiosa e faminta. Parece impossível, mas dá para emagrecer sem dieta. Você deve, por exemplo, evitar pular refeições e dar preferência a alimentos integrais, frutas, legumes, verduras e carnes magras.
3. Priorize a atividade física
Durante a semana, tente praticar pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade leve ou moderada ou, no mínimo, 75 minutos de atividades vigorosas. Vale entrar numa academia e até fazer exercícios em casa. Só não se esqueça de fazer uma avaliação médica e física antes de começar a se exercitar para evitar lesões e outros problemas.
4. Passe a fazer exercícios ao ar livre
Atividades ao ar livre são sempre mais prazerosas e dinâmicas, o que facilita fazer do exercício um hábito. Uma ótima alternativa é a corrida. Você só precisa seguir algumas dicas para começar a correr e pode até montar um grupo de corrida com os amigos para ter mais motivação.
5. Beba água
Muitas vezes, a sede pode ser confundida com a fome, pois o corpo tende a buscar água também nos alimentos e, com isso, pode-se ingerir comida em excesso. Portanto, aumente a ingestão de água durante todo o dia para evitar ingestões desnecessárias de comida.
6. Tome cuidado com a depressão
A falta de satisfação com a vida pessoal ou profissional pode gerar problemas mais graves, como depressão, e acabar desencadeando distúrbios alimentares que levam à obesidade. Portanto, procure fazer coisas que você gosta e preserve os momentos de lazer com a família e os amigos.
7. Durma bem
Durante o sono, o corpo recupera as energias, restaura o metabolismo, continua queimando calorias e transforma todo o trabalho realizado com a atividade física em músculos. Por isso, noites bem dormidas estão entre as dicas para uma vida saudável e resultam em menos peso.
Gostou das nossas dicas para evitar a obesidade? Já pratica ou pretende incluir alguma dessas atitudes no seu dia a dia? Deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas ideias e experiências!