Você tem ouvido falar sobre o treino funcional? Conhecido pelos bons resultados em queimar gordura e esculpir o corpo, ele vem ganhando cada vez mais destaque nas academias, conquistando muitos alunos.
Os benefícios não são apenas estéticos e, além de aumentar a autoestima, a capacidade física é trabalhada de forma intensa, garantindo maior resistência e condicionamento.
Com isso, toda a capacidade funcional do corpo é melhorada, facilitando inclusive a realização de atividades rotineiras, que passarão a ser executadas com maior autonomia e eficiência. Confira nesse post como funciona esse método e as suas principais vantagens.
Como é realizado?
Seu diferencial é que, em vez de alternar diferentes tipos de exercícios para cada musculatura, o treino funcional busca combinar diversas capacidades físicas em uma atividade, com foco em todo o corpo. Um dos seus principais objetivos é acionar e fortalecer os músculos do CORE, que abrangem o abdômen, quadris e região lombar.
Dessa forma, os músculos são trabalhados de forma integrada, aproveitando movimentos comuns como agachar, girar, correr, puxar, subir e descer. Pode ser realizado utilizando apenas o peso do próprio corpo ou com o auxílio de acessórios como bola, cones, halteres, cinto de tração, etc.
Apesar de ser baseado em movimentos corriqueiros, é sempre bom lembrar que esse tipo de treino deve ser orientado e acompanhado por um profissional especializado, para que movimentos e cargas erradas não causem prejuízos para a saúde do aluno.
Quais são as vantagens do treino funcional?
Por envolver várias capacidades físicas, o treino funcional apresenta certa complexidade de movimentos, principalmente para as pessoas sedentárias. Mas investir nessa modalidade é garantia de obter diversos benefícios para o seu corpo. Alguns deles são:
Flexibilidade
A maioria dos movimentos são executados com amplitude, alongando os músculos e garantindo maior flexibilidade para o corpo, o que é fundamental para evitar dores e lesões.
Força Muscular
O trabalho integrado do corpo faz com que o ganho muscular seja mais uniforme, ativando as fibras musculares e melhorando toda a sua tonificação.
Coordenação Motora
A consciência corporal adquirida com o funcional favorece ainda a coordenação motora e a melhora da postura, já que os músculos responsáveis pelo equilíbrio corporal são intensamente trabalhados.
Agilidade
Os movimentos estimulam muito o sistema cardiorrespiratório, o que permite aumentar a resistência e o condicionamento físico, além de conquistar maior agilidade na prática de exercícios e também nas simples tarefas do dia a dia. Ou seja, ainda contribui para a sua qualidade de vida!
Perda de Gordura
O gasto energético é acentuado devido ao trabalho de todo o corpo, intercalando exercícios de resistência e estímulos aeróbicos. Assim, uma aula de funcional é capaz de gastar muitas calorias, sendo ideal para quem deseja eliminar gordura e ganhar massa magra.
Enfim, essa pode ser uma ótima opção para quem não gosta da monotonia da musculação, por exemplo. O treino funcional oferece aulas mais dinâmicas e atrativas, fazendo com que a prática do exercício físico seja estimulante.
Gostou do post? Que tal seguir as nossas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para continuar se informando sobre esse e outros assuntos?