Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama

No mês de outubro mulheres de todo o mundo são convidadas a cuidarem da saúde, em especial a saúde da mama. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no mundo. O que representa 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano. O caso em homens é menor, mas existente: para cada 100 mulheres com a doença, há 1 homem atingido.

Este câncer é um tumor maligno que se desenvolve na mama. Consequência de modificações genéticas em algum conjunto celular causando um descontrole no crescimento e divisão das células. Há vários tipos deste câncer e o diagnóstico vai depender dele ser ou não invasivo, seu tipo histológico, avaliação imuno-histoquímica e seu estágio.

FATORES DE RISCO

Conhecendo os fatores de risco é que podemos trabalhar na prevenção. O primeiro ponto é o seu Histórico Familiar, preste atenção na saúde de seus parentes de 1º a 3º grau e se houve ocorrência de algum tipo de câncer, em especial mama ou ovário.

A idade também é fator importante, as mulheres entre 40 e 69 anos são as mais atingidas.

Menstruação precoce e menopausa tardia são fatores de risco pois deixa o corpo exposto ao hormônio estrógeno por mais tempo, o que facilita a ocorrência do câncer. Também relacionado a hormônios, as mulheres que procuram reposição hormonal para reduzir os sintomas da menopausa estão mais suscetíveis à doença. A alternativa é a prática de atividades físicas e alimentação balanceada.

Colesterol alto e obesidade também entram na lista. Assim como: ausência de gravidez, visto que, a amamentação estimula as glândulas mamárias diminuindo a quantidade de hormônios na corrente sanguínea. Lesões na mama, mesmo que não relacionadas ao câncer, e um tumor anterior.

SINTOMAS

Quanto aos sintomas, vai depender do estágio mas podemos perceber:

  • Vermelhidão na pele, inchaço ou calor
  • Alterações no formato dos mamilos e das mamas
  • Nódulos na axila
  • Secreção escura saindo pelo mamilo
  • Pele enrugada (como casca de laranja)
  • Em estágios avançados, a mama pode até desenvolver uma ferida.

TRATAMENTO

O tratamento irá variar pelo tipo de câncer e estágio. Na maioria das vezes é necessário a cirurgia para retirada do tumor. Após a biópsia e entender do que se trata, o tratamento pode ser continuado por radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e imunoterapia, ou mais de uma dessas soluções combinadas.

PREVENÇÃO

A prevenção deve se dar desde cedo e de formas simples, que vão desde a atividade física à saber seu histórico familiar, como já dissemos.

Exercícios:

Adolescentes praticantes de exercícios físicos diminuem as chances de um câncer de mama na fase adulta em até 23%. Além de diminuir o estresse e ansiedade, que também podem influenciar no câncer.

Amamentação:

Mulheres que amamentam os filhos por mais tempo têm 5% menos chances de desenvolver a doença. A amamentação estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Dieta balanceada:

Manter uma dieta adequada ajuda no controle do peso (fator também favorável ao câncer) e na prevenção de doenças crônicas. Mulheres que consomem vegetais regularmente têm até 45% menos chances de desenvolver câncer de mama. Invista em alimentos como brócolis, mostarda, couve e outras hortaliças verdes. Evite o álcool, pois dependendo do consumo a bebida pode aumentar em até 30% as chances de câncer.

Controle do peso:

Ao chegar na menopausa, mulheres com sobrepeso têm mais riscos de desenvolver o tumor e o excesso de peso agrava ainda mais o estado da doença.

Mamografia:

A partir dos 40 anos é necessário que toda mulher faça anualmente seu exame de mamografia. Caso a mulher encaixe em muitos fatores de risco deve procurar o médico e definir o melhor momento para começar a fazer o exame.

E PRINCIPALMENTE, o toque diário:

É de extrema importância que a mulher se conheça e se toque, no banho, ao trocar de roupa, ao se deitar ou quando for mais cômodo. É simples e pode salvar sua vida!

 

Com um estilo de vida mais saudável podemos, não só evitar o câncer de mama, como várias outras doenças. A junção da atividade física frenquentemente com uma dieta balanceada, melhora seu dia, sua semana, seu mês e toda a sua vida.

Não deixe de compartilhar a campanha de Outubro com as mulheres que estão ao seu redor e não se esqueça de cuidar de si mesma. Se tocar, se cuidar, se prevenir é um ato de AMOR.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *