Os 4 alimentos para o fortalecimento dos ossos

O cálcio é uma das substâncias mais importantes para o fortalecimento dos ossos. Ele é um ingrediente crucial para a coagulação sanguínea e para a contração muscular, e está presente em vários alimentos do nosso dia a dia.

Neste post, vamos apresentar quatro alimentos ricos em cálcio que vão ajudar na saúde dos seus ossos. Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe!

1. Sardinha

Muitas pessoas fazem cara feia para ela, mas a sardinha é rica em cálcio e faz muito bem à saúde. Em cada 100 gramas de sardinha, há 550 mg de cálcio. Então, se você gosta de peixe, que tal inserir sardinhas na sua alimentação?

Elas também ajudam na construção do osso e contêm altas concentrações de vitamina D, um nutriente que evita inflamações indesejadas e ajuda absorver o cálcio. As sardinhas têm ainda grande quantidade de fósforo, um mineral que reforça a matriz óssea e ômega-3, que regula o equilíbrio do colágeno e dos minerais nos ossos.

2. Soja

A soja é uma leguminosa comestível com uma grande fonte de proteínas e nutrientes que beneficiam a saúde. Ela é rica em cálcio e por isso ajuda na densidade óssea, graças a uma substância chamada de isoflavona. A soja é muito importante para as mulheres, pois previne e controla a osteoporose.

3. Linhaça

Apesar de ser um grão pequeno, a linhaça é um alimento rico em cálcio e por isso ajuda a fortalecer os ossos. Há dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada, mas elas não apresentam grandes diferenças nutricionais.

São ricas em uma substância chamada lignana, composto semelhante ao estrógeno e que também é conhecido como fitoestrógeno, responsável por proteger a mulher contra o câncer de mama e melhorar a saúde dos ossos. A linhaça também é rica em fibras.

Caso você queira proteger seus ossos, o ideal é consumir 10 gramas do grão por dia ou uma colher de sopa.

4. Semente de gergelim

O gergelim é rico em gorduras do bem, também conhecidas como monoinsaturadas. Ele é uma grande fonte de proteínas e possui uma boa concentração de fibras. A semente é indicada no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue).

Ela é rica em cálcio, que ajuda no controle da massa corporal gorda, tanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo) quanto na lipólise (quebra de gordura). Em relação aos ossos, é responsável pelo seu fortalecimento.

Sobre o consumo, o ideal é ingerir 30 g por dia da semente. Você também pode consumi-la em pães ou bolachas integrais, além de acrescentá-la em suas receitas caseiras como arroz e saladas.

Agora que você já sabe quais alimentos ajudam no fortalecimento dos ossos é hora de acrescentá-los na sua dieta, não é mesmo? É preciso cuidar do nosso corpo desde cedo e para isso, os alimentos considerados saudáveis são capazes de prevenir doenças como a osteoporose, responsável por diversas fraturas.

Então, cuide-se! Consuma alimentos ricos em cálcio e também não se esqueça de praticar exercícios físicos. Gostou do nosso artigo? Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *