Muito além do resultado estético, a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, correto? Dessa forma é muito importante incluir o alongamento nesse prática.
E é justamente para que você entenda a importância do alongamento antes e depois das atividades físicas que listamos uma série de razões para que eles virem um hábito e nunca mais deixem de fazer parte do seu treino. Confira!
A importância do alongamento dos músculos do nosso corpo
Com o ritmo de vida atual e com a predominância do sedentarismo em nosso dia a dia, a verdade é que nossos músculos tendem a encurtar.
A prática de exercícios, por sua vez, especialmente as mais intensas, deixa os músculos enrijecidos. Assim, o alongamento é um conjunto de movimentos que promove o relaxamento da musculatura e seu retorno ao tamanho natural.
Com a prática desse grupo de exercícios, o corpo adquire uma série de benefícios. Vejamos:
Aumento da flexibilidade muscular
Ao alongar, você promove um estímulo para o músculo, aumentando sua elasticidade sem forçar as articulações. Isso permite que os movimentos realizados sejam mais amplos, tornando a musculatura mais flexível.
Além disso, músculos alongados são mais capazes de gerar força específica para a realização do gesto, garantindo um melhor desempenho.
Redução do risco de lesões
Ao realizar o seu treino, provavelmente será necessário fazer movimentos que provocam uma extensão dos músculos.
O risco de esses movimentos provocarem lesões por estiramento, que ocorrem quando o músculo é solicitado abruptamente, é muito maior quando esse não se encontra em seu padrão normal de flexibilidade.
Ao iniciar o treino com os músculos em seu padrão normal de flexibilidade, eles terão uma menor propensão a lesões, o que evita problemas e interrupção dos treinos.
Facilidade para realizar as atividades do dia a dia
Algumas atividades muito simples do nosso cotidiano podem se tornar difíceis de realizar ou até mesmo dolorosas quando os músculos estão encurtados.
Essa situação pode limitar alguns movimentos e a sua amplitude. Por isso, alongar adequadamente a musculatura traz benefícios dentro e fora da academia.
Auxílio no relaxamento mental
Esse grupo de movimentos deve ser feito lentamente, e é fundamental buscar o relaxamento durante sua realização. Para conseguir esse resultado, sugerimos colocar uma música suave, manter a respiração lenta, controlada e realizar as atividades com calma.
Assim, você vai perceber vários resultados positivos para a mente: mais tranquilidade, uma consciência corporal mais profunda e até mesmo o alívio de tensões musculares e emocionais.
Momento ideal para realizar o alongamento
Muitas pessoas ficam em dúvida se devem realizar a série de alongamento antes ou depois dos exercícios. A resposta certa é: depende de cada situação.
Quando realizado como preparação para a sessão de exercícios, ele aumenta a vascularização periférica e previne lesões musculares. Prepara o corpo para se exercitar sendo um bom aliado na ativação pré-treino, nesses casos o sugerido são métodos de alongamento balísticos. Com os músculos mais flexíveis, é possível realizar movimentos mais amplos, o que potencializa o resultado do treino.
E quando a situação é a competição ou treino onde será exigido a capacidade de executar força próximo ao máximo? O alongamento pré-treino não é bem vindo pois pode reduzir a capacidade do músculo de realizar força 20% em média! Dependendo da situação e do tempo de realização antes da atividade física.
Nesses casos o alongamento deverá ser substituído pela ativação muscular através de movimentos específicos do esporte ou atividade física que você pratica.
Após o treino, sua capacidade de alongar a musculatura previne dores, restaura o comprimento muscular em seu padrão de normalidade, fazendo com que o praticante fique apenas com o bem-estar promovido pela atividade realizada.
E então, entendeu a importância do alongamento para o bom desempenho durante seu treino? Viu quantos benefícios ele pode trazer ao organismo? Então, o que acha de seguir nossa página no Facebook para ter acesso a muitas outras dicas para promover seu bem-estar e otimizar seus resultados? Confira!