E agora, como escolher o tênis para correr ideal?

O tênis é um acessório fundamental quando o assunto é corrida: é ele que amortece os fortes impactos típicos do esporte, por exemplo. Escolher um bom par de tênis pode evitar lesões e problemas nas articulações, proteger os pés, não causar bolhas, dar leveza e possibilitar uma transpiração adequada.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o melhor tênis para correr!

Tipo de pisada

Em primeiro lugar, você deve conhecer qual é o posicionamento do seu pé quando pisa no chão, pois há um tipo de tênis diferente para cada inclinação de pé.

Se quase todo o pé toca o chão ao mesmo tempo, sua pisada é pronada! E deve-se usar um tênis para controle de movimento e estabilidade.

Se, ao pisar, a parte dianteira e traseira do seu pé se unem por uma faixa bem estreita, característica da pisada supinada! O tênis deve conter muito amortecimento.

Por fim, se não há desvios (pisada neutra), apenas amortecimento basta.

Estabilidade

Para garantir uma boa estabilidade na sua corrida, foque nos tênis que apresentem um solado semi-curvo e que tenham um bom sistema de amortecimento e suporte. Atente-se ao grau de pronação citado no tópico anterior: se houver um grau muito elevado, essa categoria de tênis não é recomendada.

Amortecimento

Existem vários sistemas de amortecimento, sendo os três mais comuns: o amortecimento simples, o de molas e o amortecimento à base de gel. Procure um par de tênis com um sistema que atenda às suas necessidades. Existem variedades e modelos dependendo de fatores como altura, peso, nível atlético e frequência de uso.

Palmilhas

As palmilhas têm como função auxiliar no amortecimento e fixar o pé em uma postura adequada. A maioria dos calçados vêm com a palmilha padrão, plana, que deve ser evitada, especialmente se você tiver problemas posturais. Procure em lojas especializadas por palmilhas que tenham suporte para o arco plantar e o calcanhar.

Tênis para correr de acordo com o lugar

Atente-se ao ambiente que irá correr. Ambientes internos e externos também exigem tipos de tênis diferentes!

Se a prática é corrida indoor (esteira) o ideal são tênis leves com menor sistema de absorção de impactos. Não há a necessidade do calçado ser tão estruturado, pois a esteira já apresenta amortecimento. Já se for uma corrida outdoor, use um tecido respirável e bom amortecimento, caso corra no asfalto. Se o ambiente tiver terra, tenha um solado com ranhuras.

É importante reforçar que tudo o que é bem cuidado dura muito mais. Deixe-o ao menos 24 horas em descanso após uma corrida – considere comprar dois pares, se necessário – para que ele recupere corretamente a sua capacidade de amortecimento.

Na hora de comprar um tênis para correr, insista em provar vários modelos para saber qual apresenta a melhor aderência aos seus pés. Por fim, nunca use tênis que já estão desgastados ou estragados, você colocará em risco a sua saúde!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *