Hoje em dia, é muito comum encontrar dietas restritivas sem nenhuma orientação nutricional. A internet está cheia de fórmulas mágicas que prometem emagrecer, mas é preciso ficar atenta aos perigos que a dieta online pode trazer.
Os regimes que propõem restrições exageradas de calorias podem acarretar distúrbios físicos e emocionais. O mais indicado é procurar orientação profissional para atingir os resultados esperados sem colocar a saúde em risco.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e emagreça com saúde!
A importância de seguir a orientação de um profissional
Não siga a moda das dietas milagrosas! Procure um profissional e emagreça do jeito certo. Assim, além de perder o peso desejado, você estará resguardando sua saúde dos perigos que um regime por conta própria pode acarretar.
Quando você tem o acompanhamento de um nutricionista, recebe a dieta indicada para seu histórico clínico, familiar e social. Além disso, são solicitados exames laboratoriais para garantir um plano alimentar personalizado e saudável.
As dietas sem acompanhamento, ao contrário, não levam em conta o estado físico e emocional da pessoa. Dessa maneira, elas podem levá-la a desenvolver doenças devido à deficiência nutricional que provocam.
As consequências das dietas rápidas
Elas prometem milagres, mas a verdade é que causam muitos problemas. Veja, a seguir, os mais comuns (e perigosos!):
Efeito sanfona
Muito comum nos regimes restritivos, o efeito sanfona é a perda de peso seguida da recuperação do mesmo em pouco tempo. Ele é a maior prova de que os benefícios dessas dietas são ilusórios.
Deficiência nutricional
O plano alimentar correto é aquele baseado no equilíbrio, e não em apenas um tipo de nutriente.
Sendo assim, comer apenas carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos faz mal à saúde. Isolados, esses grupos alimentares não são capazes de oferecer tudo de que o organismo precisa para se sustentar.
Falta de carboidratos
Os carboidratos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, pois fornecem a energia de que ele precisa. Sua ausência, dentre outras coisas, diminui a produção de serotonina, que é uma substância associada à saciedade.
Com os níveis de serotonina baixos, aumenta o risco de compulsão alimentar e ansiedade, dificultando o processo de perda de peso.
Excesso de proteínas e gorduras
Assim como existem as dietas que excluem os carboidratos, há aquelas que aconselham a ingestão em excesso de líquidos ou de proteínas.
Entretanto, esse tipo de regime vai aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Como consequência, o surgimento de doenças graves é facilitado.
As doenças associadas às dietas restritivas
Emagrecer a todo custo, sem a prática de atividades físicas e a orientação de especialistas, leva as pessoas a desenvolver doenças sérias como bulimia, anorexia, anemia, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Percebeu como dieta é coisa séria? Querer emagrecer é sinônimo de preocupação com a saúde, mas isso deve ser feito de forma responsável, com orientações corretas e atividades físicas.
Agora que você já sabe que a dieta online pode não ser a mais indicada, informe-se e procure ajuda de um profissional! E se você achou este conteúdo útil, siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe todas as nossas novidades.