A autoestima é basicamente a forma como vemos a nós mesmos. Ela diz respeito ao quanto nos queremos bem, o quanto respeitamos a nós mesmos e se reflete diretamente nas decisões que tomamos e nas situações que colocamos a nós mesmos.
Quando estamos com a autoestima baixa, a tendência é sentir insegurança e passar a cobrar mais de nós mesmos, buscando o perfeccionismo e a aprovação de outras pessoas. Mas saiba que a baixa autoestima pode ser superada com algumas atitudes simples. Por isso, confira algumas dicas sensacionais para elevar a sua!
Faça uma análise da sua vida
É muito interessante que, de tempos em tempos, paremos para fazer uma análise sobre o andamento de nossas vidas para sabermos se estamos indo pelo caminho certo. Por isso, pare um pouco e reflita:
- Você gosta do seu emprego?
- Você está feliz com o seu parceiro e o seu relacionamento?
- Quem são seus amigos? Eles têm te agregado? Você gosta deles?
- Você tem andado satisfeito consigo mesmo?
Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, o melhor que você tem a fazer é tomar alguma atitude para consertar isso. Se você não está em um emprego de que goste, comece a especular novas opções. Se você está em um relacionamento fadado ao fracasso, coloque um fim nisso – pode até doer no começo, mas será melhor para você. Filtre mais suas relações, procure estar ao lado de pessoas que te agreguem coisas boas, que venham para somar, não para diminuir. E se você não estiver satisfeito consigo mesmo, procure formas de mudar o que está te incomodando.
Não seja uma pessoa imediatista
Não queira as coisas de uma hora para a outra, não tente mudar sua vida do dia para a noite. Se você tem questões para resolver, dê um passo de cada vez, promova a mudança com movimentos pequenos. Um erro que as pessoas cometem é serem radicais quando estão insatisfeitas consigo mesmas.
Quando pensamos que precisamos fazer um enorme esforço para resolver a situação, tudo parece mais difícil. Por isso, respeite o tempo de cada coisa e não seja imediatista, trace metas e faça as mudanças aos poucos.
Procure se conhecer melhor
Autoconhecimento é a palavra-chave para que você possa ter uma boa autoestima. Pare um pouco e pense em toda sua vida, tudo o que você já fez e tudo o que você já conquistou. Reconheça suas qualidades e também os seus defeitos e procure vê-los como um conjunto que torna você exatamente quem é.
E, muito importante: sempre que pensar em si mesmo, não fique pensando só nos defeitos e problemas, olhe também para suas qualidades e conquistas, tudo depende do ponto de vista. Você, quando vê o copo pela metade, prefere encará-lo como um copo meio cheio ou meio vazio?
Ame-se mais
Quer dar um up na sua autoestima agora mesmo? Então, vá para frente do espelho, olhe-se e diga a você mesma que você se ama. Que você é linda do jeitinho que você é. Repita para você mesma todas as suas qualidades e que você é perfeitamente capaz de dar um jeito e mudar o que precisa ser mudado na sua vida.
Amar-se mais também significa não ficar se comparando aos outros e se autocriticando o tempo inteiro. Lembre-se de que cada indivíduo é diferente, foi criado diferente e passou por situações diferentes, não fique se comparando, apenas ame-se.
Pratique atividades físicas
Procure tirar um tempinho do seu dia para praticar alguma atividade física que você goste. A atividade física oferece diversos benefícios para seu corpo e para sua saúde, além de ajudar muito na melhoria da autoestima. Isso porque, quando o corpo é exercitado, libera um hormônio chamado serotonina, que oferece muitos benefícios, dentre eles um aumento considerável do bom humor e da sensação de bem-estar, diminuindo o estresse, a ansiedade e a impulsividade!
Gostou das nossas dicas para elevar a autoestima? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre as novidades!