A prática de atividade física está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, que em sua maioria, possuem consciência dos benefícios que ela traz para a saúde. O treino de força é um dos mais requisitados. Porém, muitas pessoas, acabam em dúvida se devem praticar exercícios funcionais ou musculação para alcançar os objetivos desejados.
As duas atividades, apesar de parecidas, possuem grandes diferenças. Para ajudar na decisão, elaboramos este post no qual explicaremos um pouco do que são os exercícios funcionais e a musculação, como se diferem entre si e quais os benefícios dessas práticas. Acompanhe!
O que são os exercícios funcionais?
Os exercícios funcionais são atividades realizadas sem o auxílio de máquinas, apenas com os movimentos do corpo e alguns materiais de apoio como bolas, cordas e elásticos.
Durante um treinamento funcional, a musculatura é trabalhada em conjunto, ou seja, em um mesmo movimento, diversas partes do corpo são ativadas. Essa função contribui para que o corpo seja desenvolvido em perfeita harmonia.
Outra característica do funcional é que para ser feito é preciso fazer exercícios que estão constantemente no dia a dia de todas as pessoas.
Quem realiza esse tipo de treino aprende a agachar com perfeição, empurrar, girar e pular. Essas ações podem ser facilmente percebidas na vida de qualquer um, como quando alguém se abaixa para pegar algum objeto ou carrega compras.
O que é a musculação?
A musculação também é um treino de força, porém ela trabalha a musculatura de forma isolada, sendo o aumento da força e a hipertrofia muscular o seu principal objetivo.
O treino é realizado com a ajuda de máquinas, e cada movimento desenvolve apenas aquela musculatura que está sendo solicitada. Para quem deseja que os músculos cresçam a musculação é sem dúvidas o método mais indicado.
Quais os benefícios de cada modalidade?
Qualquer atividade esportiva traz benefícios ao corpo humano. Os exercícios funcionais, se comparados a musculação são mais completos.
Benefícios dos exercícios funcionais:
- melhora da postura corporal;
- aumenta o equilíbrio e a flexibilidade;
- possibilidade de combinar diversas capacidades motoras em um único treino;
- diminui a gordura corporal e ajuda a emagrecer;
- melhora do condicionamento físico;
- treina o movimento, e não o músculo;
- excelente forma de reabilitação de lesões;
- possibilidade de aumentar a intensidade do exercício;
- fortalece a região do CORE que é responsável pela estrutura corporal.
Benefícios da musculação:
- aumento da massa muscular;
- melhora na formação e consolidação dos ossos;
- melhora da produção hormonal;
- menor risco de lesões em decorrência da utilização de máquinas;
- possibilidade de se utilizar cargas mais elevadas;
- viabilidade de se trabalhar musculaturas de forma isolada
- diminuição da gordura corporal.
Qual é a atividade física ideal a ser escolhida?
Combinar os exercícios funcionais com o treino de musculação é a melhor opção e que provavelmente trará os melhores resultados.
A musculação é excelente para fortalecer musculaturas isoladas, porém ela ativa inúmeras outras capacidades físicas do ser humano como: habilidade motora, resistência, potência, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e velocidade, por exemplo.
Além disso, treinar somente com máquinas pode ser um pouco cansativo e desmotivar o atleta. O treino funcional é muito mais dinâmico, fazendo com que o aluno fique mais envolvido e principalmente não enjoe.
Seja qual for a escolha, o mais importante é colocar o corpo em movimento. As duas atividades possibilitam benefícios, e caso a pessoa não deseje combiná-las não tem problema.
A opção que for escolhida, com certeza, trará resultados e contribuirá para uma vida saudável. O essencial é que o treino seja bem feito, e para isso é imprescindível que haja o acompanhamento de um educador físico.
Agora que você já sabe as diferenças e os benefícios dos exercícios de força e da musculação, que tal assinar a nossa newsletter e saber muito mais sobre o mundo esportivo? Até o próximo post!