Muitas pessoas vão à academia com o objetivo de emagrecer e conquistar definição muscular. Para isso, a grande maioria aposta na queima de calorias e na diminuição do peso que é acusado na balança. O que quase ninguém sabe é que esse método, além de ser ruim para a saúde, proporciona resultados imprecisos para a pessoa.
Isso acontece porque não podemos nos basear, simplesmente, no nosso peso corpóreo e em nossa altura. Devemos levar em conta a composição corporal. Ela, sim, indicará as proporções corretas do seu organismo e mostrará qual o melhor caminho a ser tomado.
Mas você sabe o que é composição corporal e como ela contribui para sua forma física? Então confira nesse post todas as informações importantes sobre o assunto!
O que é a composição corporal?
Damos o nome de composição corporal tudo aquilo que está contido em nosso organismo e contribui para a composição do ser humano. Em outras palavras, somos formados de ossos, músculos, gorduras, água e minerais. Tudo isso está contido dentro de nós e possui certo peso, representando a massa total do nosso corpo.
Essa massa costuma ser dividida em quatro para maior assimilação didática:
- Massa óssea, formado pelo conjunto de ossos
- Massa muscular ou magra, constituído pelo sistema muscular
- Massa gorda ou adiposa, formado pelo tecido adiposo
- Massa residual, formado, como o próprio nome diz, pelas estruturas e substâncias restantes do nosso corpo.
Como identificar a composição corporal?
O IMC (Índice de Massa Corpórea) foi, por muito tempo, um dos indicadores mais comuns e usados pelas pessoas que procuravam saber se estavam acima ou abaixo do peso. No entanto, esse índice pode ser enganoso, pois as únicas medidas levadas em conta são a altura e o peso, não levando em conta a verdadeira composição corporal do indivíduo e, assim, caracterizando cada tipo de massa e o percentual dela presente no organismo
A melhor forma para identificar a composição corporal é por meio da bioimpedância. A bioimpedância consiste em um exame simples, em que dois eletrodos ligados a uma corrente de baixa intensidade elétrica são ligados a um aparelho específico. Este será responsável por captar e transmitir toda a informação do seu corpo, sendo 100% eficaz.
Como a composição corporal auxilia no emagrecimento saudável?
O primeiro passo para o emagrecimento saudável é conhecer os verdadeiros parâmetros do seu corpo. É nessa hora que entra a importância da composição corporal. Para emagrecer com saúde, se deve focar na redução de massa gorda do corpo, tecido que acumula reservas energéticas, mas que podem ser prejudiciais à saúde ou, até mesmo, à autoimagem.
A enfatização em massa gorda não é a toa, quando a pessoa não conhece sua verdadeira composição corporal e perde uns quilos na balança, ela acaba se sentindo feliz e satisfeita pelo resultado. Mas é uma ilusão, afinal, o que ela não sabe é que, muitas vezes, o peso perdido é redução de massa magra e perda excessiva de água, sinais não favoráveis ao organismo.
A obesidade, quando identificada corretamente, pode ser combatida naturalmente, incluindo no processo uma série de atividades físicas e hábitos saudáveis que contribuem para a aquisição de uma vida saudável.
A composição corporal não só proporciona o conhecimento do próprio organismo às pessoas, como permite a elas que estabeleçam uma rotina saudável de exercícios e consigam incrementar uma dieta saudável no seu dia a dia, conquistando uma boa qualidade de vida e emagrecendo de forma natural e íntegra.
Gostou do nosso texto sobre composição corporal? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro deste e de outros assuntos!