Se você decidiu mudar de vida e inserir a prática de atividades físicas no seu dia a dia, sabe que isso não é tão fácil como parece. A corrida é o esporte escolhido por muitas pessoas, mas começar a correr envolve esforço e muita força de vontade. Para esclarecer suas dúvidas sobre esse esporte e dar aquele pontapé inicial que vai transformar sua vida, veja agora mesmo as 6 dicas que preparamos especialmente para você!
Consulte profissionais da área da saúde
Conversar com seu médico antes de começar a se exercitar é importantíssimo, pois ele consegue te dar um aval para que a atividade aconteça com segurança depois de verificar sua condição de saúde. Não abra mão de conversar com um cardiologista e um ortopedista, assim você fica sabendo a situação do seu coração, dos músculos, ossos e preserva saúde.
Além disso, um educador ou preparador físico podem ser grandes diferenciais, te ajudando a atingir os objetivos traçados. Portanto, para ter resultados melhores, vale a pena fazer esse investimento.
Comece devagar
Você provavelmente já ouviu aquele ditado “devagar e sempre”, não é mesmo? Se você está parado há algum tempo, é bom não ter pressa ou começar a correr sem se programar. Comece com calma e respeitando sempre os limites do seu corpo, assim você se previne de uma possível lesão ou um desgaste físico muito grande.
O seu treino deve ser montado especificamente para você. No começo, procure manter uma caminhada moderada de 30 minutos e, em seguida, vá se desafiando conforme for se sentindo mais seguro. Depois de algum tempo, a prática vai virar um hábito!
Conte com a ajuda de aplicativos
A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento, ajudando você a se acostumar com corrida. Diversos aplicativos para smartphones conseguem medir sua frequência cardíaca, seu tempo de corrida e como tem sido seu desempenho. Não perca a oportunidade de usar esses meios para fazer da sua corrida um momento ainda melhor e mais agradável e, consequentemente, poder avaliar a evolução de seu desempenho!
Não deixe de se alimentar corretamente e se hidratar
A prática de exercícios físicos exige cuidados especiais, como uma boa alimentação e a hidratação. É sempre bom ingerir um carboidrato, pois ele pode oferecer a energia necessária para que você corra bem, além de evitar problemas gástricos ou até mesmo aquele desconforto de se exercitar sem nada no estômago. Mas também não é bom comer demais, ou procurar dar um espaçamento de 2 horas antes de se exercitar.
A hidratação também é muito importante e deve ser feita antes, durante e depois da prática. Você pode beber muita água e, para complementar nos dias mais pesados, completar a hidratação com os isotônicos.
Use uma roupa confortável
Você não precisa de muito para correr, mas é bom ter uma roupa leve e um bom tênis! Para acertar na escolha do tênis ideal, experimente alguns deles e veja o que fica mais confortável no seu pé. Para uma informação ainda mais específica, você pode conversar com seu ortopedista.
As roupas devem ser leves e preferencialmente com a tecnologia dry-fit, que são levinhas, confortáveis e permitem uma rápida evaporação do suor.
Tenha cuidado com a postura
Correr é uma prática que muitos imaginam ser simples, mas é importante que não aconteça de qualquer jeito. Procure ter uma postura correta, pois assim você aproveita melhor o período e depois não sofre com nenhum tipo de dor.
No princípio, comece correndo com os passos curtos, mantendo os cotovelos em uma posição de 90 graus e as mãos bem relaxadas. É bom lembrar de olhar sempre para frente, com uma boa postura, para não ter problemas no pescoço, por exemplo.
Tendo todas essas dicas em mãos, começar a correr fica muito mais fácil e agradável. Quem sabe a corrida não é o exercício ideal para você? Caso essas dicas tenham sido úteis para você, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais. Ajude outros corredores de primeira viagem. Nos encontramos em breve!