O hábito de praticar atividades físicas com regularidade proporciona diversas vantagens ao corpo e à saúde, que vão muito além de um corpo esbelto ou cheio de músculos. Melhorar a qualidade de vida e o humor, prevenir de doenças, aumentar a sensação de bem-estar, confiança e autoestima são apenas alguns dos benefícios.
Com os exercícios certos e uma alimentação saudável, em pouco tempo sua imagem no espelho muda. Mas não será por você ficar mais bonita ou mais magra, e sim por causa de sua autoestima mais alta, que mudará totalmente sua visão sobre si mesma.
Você sabe como fazer da atividade física uma excelente aliada no combate à baixa autoestima? Continue lendo nosso post e saiba mais!
Reações químicas no cérebro
A prática regular de qualquer atividade física faz com que nosso organismo libere maior quantidade de hormônios! Alguns deles são citocina, adrenalina, dopamina, endorfina e serotonina, esses dois últimos considerados os hormônios da felicidade. Todos eles em conjunto promovem sensações de prazer, bem-estar e felicidade, elevando a autoestima de qualquer pessoa instantaneamente.
Efeitos psicológicos
Com o surgimento de tantas sensações boas e sentimentos positivos, os efeitos psicológicos promovidos pelas atividades físicas são potencializados. Além de melhorar o humor, os exercícios diminuem o estresse, a ansiedade e ajudam a combater a insegurança e a depressão, os principais vilões de autoestima.
Relação com as pessoas
As atividades físicas são ótimas para criar novas amizades, seja na academia, no parque ou no clube. Quem nunca fez novos amigos de treino? Além disso, participar de grupos de treinamentos ou criar uma equipe de corrida no trabalho, por exemplo, ajuda bastante aqueles que têm dificuldades de se relacionar com outras pessoas, o que contribui bastante para o aumento da autoestima.
Superação de desafios
Muita gente tem a autoestima baixa por falta de confiança em suas capacidades ou habilidades. E praticar qualquer esporte pode ser fundamental para mudar essa percepção! Ao estabelecer metas ou desafios, você terá de superar a si mesma, seus medos e limitações para alcançar seus objetivos. Em pouco tempo sua autoconfiança será outra e sua autoestima também.
Melhorias estéticas
É inegável que qualquer atividade física frequente, leve ou intensa, promovem melhorias estéticas em todos nós. Queima de calorias, redução do percentual de gordura, crescimento dos músculos, melhor condicionamento físico, maior disposição e menos cansaço. Todos esses benefícios reunidos fazem com que seu dia seja mais produtivo, alegre e feliz, e sua autoestima fique lá em cima.
Prevenção de doenças
Para que o organismo comece a sentir os efeitos positivos das atividades físicas, os exercícios precisam ser feitos regularmente. Além dos benefícios estéticos e psicológicos, eles também ajudam a prevenir doenças, como sedentarismo, obesidade e hipertensão, além de serem essenciais para a manutenção do aparelho cardiorrespiratório, reduzindo consideravelmente os riscos de infartos e derrames cerebrais.
Por isso, não desanime! Escolha a atividade física que mais gosta ou que mais combina com você, como caminhar, correr, andar de bicicleta, dançar ou nadar, e vá em busca de um corpo e de uma mente saudáveis.
A melhoria de sua autoestima depende única e exclusivamente de você e da prática frequente de exercícios três vezes na semana, no mínimo. Seja persistente, dedicada e mantenha a disciplina para em pouco tempo notar os benefícios de seus esforços em vários aspectos de sua vida. Vale a pena!