A qualidade nutricional que adotamos ao longo da vida tem impacto direto na prevenção ou desenvolvimento de doenças. Se equilibrada, a alimentação torna-se uma importante aliada no combate a problemas diversos, como colesterol alto, hipertensão ou diabetes.
Por outro lado, se a dieta incluir alimentos gordurosos, fritos ou doces em excesso, pode resultar em prejuízo para a saúde. Neste artigo listamos alguns alimentos vilões da saúde:
Batata frita
Frituras em geral são prejudiciais à saúde, já que produzem alterações químicas que transformam o óleo — que originalmente é fonte de gordura insaturada, ou seja, saudável — em gordura saturada, esta última extremamente ruim para o organismo humano.
O consumo de alimentos fritos também é fator de risco para doenças coronarianas e aumentos dos níveis de colesterol, já que significa a ingestão de grande quantidade de ácidos graxos.
A batata frita, de forma específica, possui gorduras trans e a acrilamida, substância cancerígena originada do grande aquecimento de batatas brancas. O ranço do óleo após a fritura também pode provocar artrite, câncer e problemas cardíacos. Assim, dê preferência às formas assadas ou ensopadas.
Carnes gordurosas
Os cortes gordos de carne prejudicam o sistema cardiovascular e elevam o LDL, considerado o colesterol ruim. Isso acontece porque as carnes gordurosas são ricas em gorduras saturadas. A gordura também é fator de risco para a diabetes, obesidade e vários tipos de câncer.
O ideal é substituir os cortes gordos por magros, retirar a gordura para o preparo e, ainda, substituir carnes vermelhas por carnes brancas, como peixes e frango, que possuem um teor de gordura muito mais baixo. Mas atenção: a pele do frango também deve ser retirada.
Refrigerante tradicional e diet: ambos são alimentos vilões da saúde
Se por um lado possuem valor nutricional próximo a zero, por outro as versões tradicionais dos refrigerantes possuem altíssimos níveis de açúcar (350 mL possuem 37 g de açúcar), o que favorece o ganho de peso e o surgimento de cáries, especialmente na infância.
O excesso de energia que proporcionam tem consequência no aumento do peso, que é estocado na forma de tecido gorduroso, relacionado com a produção de hormônios responsáveis por inflamações respiratórias.
Além disso, o fosfato, também presente na composição dos refrigerantes, aumenta a liberação de cálcio e contribui para o enfraquecimento dos ossos, que em casos mais acentuados configuram a osteoporose.
Um estudo recente apontou que as versões diet, assim como as açucaradas, têm associação com o risco de acidente vascular cerebral (AVC). As versões sem açúcar apresentam os mesmos malefícios que a tradicional, porém com um agravante: o uso de aspartame.
O aspartame tem relação com uma gama de problemas de saúde: defeitos congênitos, crises de ansiedade, cansaço, cegueira, problemas reprodutivos, tumores, epilepsia, depressão, tonturas, dores de cabeça e enxaquecas, palpitações, perda auditiva, entre outros.
Refeições congeladas
As refeições prontas congeladas possuem grandes quantidades de gorduras trans e saturadas, associadas às doenças cardiovasculares. Também têm relação com o aumento da pressão arterial e doenças renais, já que possuem muito sódio em suas composições.
No caso de alimentos que possuem farinha branca, como a pizza, a rápida absorção pelo organismo faz com que a pessoa sinta fome novamente em um curto espaço de tempo, favorecendo a obesidade.
De posse dessas informações, é recomendável que esses vilões da saúde sejam levados em consideração na hora da alimentação. Mudanças na quantidade ingerida e no modo de preparo podem ser soluções que propiciarão o consumo consciente de todos os ingredientes.
Na hora de adaptar o cardápio, considere até mesmo a abolição total desses alimentos vilões da saúde. Combinada com mudanças no estilo de vida, a dieta balanceada será uma grande aliada da saúde e bem-estar de toda a família.
As dicas foram válidas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!