O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos. Movimento multiarticular que envolve diversos grupamentos musculares, articulações e tendões. Assim como qualquer outro movimento deve se observar devida atenção aos iniciantes para um correto aprendizado motor do movimento, sempre tendo a referência do simples ao complexo e com as cargas de treinamento.
1 – Agachamento e Hérnia de Disco
Existem dados que apontam a hérnia de disco, em seu estágio inicial, em quase 65% da população brasileira, entre 25 a 50 anos de idade. Para esse grupo de pessoas a indicação do agachamento na fase aguda de uma hérnia de disco não é indicado e deve ser feita sobre a orientação de um profissional capacitado. O acompanhamento da posição da coluna e os componentes da carga devem ser monitorados em todas as sessões de exercícios. A hérnia de disco ocorre quando parte do disco (em geral os das vértebras cervical, dorsal ou lombar) se desloca para trás ou para o lado da coluna, comprimindo o nervo e causando dores. As dores são causadas por essa compreensão neural e não pela hérnia de disco em si. A dor é um mecanismo de defesa e nesses casos a execução deve ser interrompida.
2 – Agachamento e Core
O Core é um conjunto de músculos que estabilizam o centro do nosso corpo. A função do Core é manter uma base mais sólida para o movimento e transferir energia do centro do corpo para os membros. Estudos científicos que utilizam da técnica de eletromiografia (EMG), apontam uma importante atuação do Core no agachamento. Os principais músculos são:
– reto abdominal, oblíquos interno e externo e transverso
– eretores da espinha e multífido
– psoas ilíaco e reto femoral
– glúteos (médio, máximo e mínimo), piriforme e isquiotibiais
3 – Agachamento e Corrida
Seu objetivo é correr mais rápido? Diminuir o Pace? Diminuir aquela fadiga muscular ao final da prova? Pode estar certo de que o agachamento é um grande aliado! Vai auxiliar no aumento da força muscular específica de membros inferiores (MMII). Atualmente muito se fala em economia de movimento na corrida! Você sabia que existe uma relação importante entre a força muscular, VO2 máx. ou limiar anaeróbico para sua corrida ser eficiente? Deve sempre ter em mente que nesse caso o treino de força não é a parte principal do treino e sim a corrida. Por isso deve-se existir um correto planejamento do treino corrida e agachamento.
4 – Agachamento e Terceira Idade
Em 2009, baseado em dados epidemiológicos do Brasil, Mesquita et al relatam achados com relação a traumatismos por queda. Acidente mais frequente entre idosos, sendo suas complicações a principal causa de morte entre pessoas com mais de 65 anos. O autor ainda ressalta que a mortalidade anual em idosos em consequência desse tipo de traumatismo apresenta um pico por volta dos 85 anos. 30% dos idosos hospitalizados com fratura de fêmur morrem um ano depois. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 2014, relataram de 15 a 50%.
Para esses casos o agachamento é um santo remédio pois aumenta a capacidade física em geral: caminhar com facilidade, levantar, sentar, subir escadas. Auxilia também na densidade mineral óssea, reduzindo a probabilidade de contrair lesões (osteopenia e osteoporose).
Gostou do post? Que tal seguir as nossas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para continuar se informando sobre esse e outros assuntos?