Acelerar o metabolismo, esse é o termo mais adequado quando se fala em potencializar a perda de peso. Mas, é possível acelerar o metabolismo?
Como se faz isso?
Será que a intensidade ideal para queimar gordura está entre 50 e 70% do VO2 máx.? Podemos pensar que quando exercitamos nessa faixa predominamos o metabolismo oxidativo (energia vinda da gordura) como forma de obter energia para a prática esportiva e nas atividades realizadas dentro das academias.
Na verdade existem outras formas de aumentar o consumo metabólico e vamos falar um pouco sobre uma delas: o EPOC! “Excess post excersise oxygen consumption” ou excesso de consumo de oxigênio pós-exercício.
Simplificando, o EPOC é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso. Durante o EPOC o metabolismo se mantém em média 15% acima do normal. Em exercícios de alta intensidade, o American College of Sports Medicine (ACSM) demonstra que o organismo poderá se manter nesse estado por até 48 horas, a princípio esse déficit energético pode parecer pouco mas o seu efeito cumulativo a médio e longo prazo é suficiente para potencializar o emagrecimento.
Segundo OSTERBEG e MELBY (2000), a utilização de gordura como principal substrato energético nesse caso aumentou em aproximadamente 62% em até 15 horas pós atividade física.
Se o seu objetivo é a perda de peso, não priorize a sua atividade física com intensidades baixas, procure exercitar em intensidades altas (métodos intervalados) e priorizar os carboidratos como predominantes na forma de obter energia com um gasto calórico total maior, favorecendo de maneira mais eficiente a perda de gordura.
Se o seu condicionamento físico atual não está muito bom é normal que no início não consiga exercitar em altas intensidades! O segredo é progredir gradualmente sempre com a orientação de um profissional capacitado e com os exames clínicos em dia.
Lembre-se que quanto melhor treinado você estiver nas atividades abaixo e conseguir exercitar em intensidades mais elevadas por maior tempo, maior será o seu gasto calórico total!
Como a alimentação pode ajudar?
Não siga a moda das dietas milagrosas! Procure um profissional e emagreça do jeito certo. Assim, além da perda de peso, você estará resguardando sua saúde dos perigos que um regime por conta própria pode acarretar.
Quando você tem o acompanhamento de um nutricionista, recebe a dieta indicada para seu histórico clínico, familiar e social. Além disso, são solicitados exames laboratoriais para garantir um plano alimentar personalizado e saudável.
As dietas sem acompanhamento, ao contrário, não levam em conta o estado físico e emocional da pessoa. Dessa maneira, elas podem levá-la a desenvolver doenças devido à deficiência nutricional que provocam.
Qual é a atividade física na Pratic que você vai escolher?
– HIIT TRAINING
– BOOT CAMP
– POWER JUMP
– CORRIDA
– MUSCULAÇÃO
– BALLET AERÓBICO
Agora que você já sabe as diferenças e os benefícios dos exercícios de força e da musculação, assine a nossa newsletter e saber muito mais sobre o mundo esportivo?