Por conta do excesso de trabalho e do estresse, fazer uma atividade física pode ser um tanto quanto complicado. Como os espaços públicos raramente oferecem a estrutura ideal, os locais especializados para exercitar os músculos do corpo têm sido cada vez mais procurados.
Se você quer exercitar os músculos do corpo, mas ainda tem algumas dificuldades (dúvida sobre qual modalidade escolher, falta de tempo, timidez com academia lotada etc), confira as 5 dicas que selecionamos no post de hoje!
1. Escolha uma atividade divertida
Optar por uma atividade lúdica, que gere prazer e contentamento, é um dos primeiros passos na busca por uma modalidade. Isso é importante para evitar que você desanime em poucos meses e possa continuar exercitando-se com regularidade. Isso é bastante subjetivo, então existe a possibilidade de que a modalidade da moda não seja tão interessante para você.
Se você ainda não sabe do que gosta, pode experimentar várias modalidades até encontrar aquela que te traga diversão também.
2. Reflita sobre seu objetivo
Para escolher o exercício ideal, é preciso levar em consideração seu principal objetivo. Alinhar suas necessidades e vontades aos tipos de exercícios é fundamental nessa etapa de decisão.
Para quem quer evitar problemas como colesterol alto, hipertensão e diabetes, atividades como caminhada e hidroginástica são opções interessantes de baixo impacto e intensidade. Se você quer perder peso e tornear o corpo, modalidades como jump, step, bicicleta e artes marciais podem ajudar bastante.
Musculação e exercícios com carga são ótimos para quem procura o ganho de massa muscular. E para quem pretende evitar problemas posturais, pilates, ioga e alongamento auxiliam a atingir o objetivo.
Mas lembre-se: sempre consulte seu médico antes de iniciar uma atividade física. É importante fazer uma avaliação médica, principalmente se você pretende começar atividades de alto impacto e intensidade.
3. Escolha o espaço ideal
O espaço ideal é aquele que proporciona toda a estrutura necessária para que você consiga exercitar-se com conforto e qualidade. Por isso, é importante avaliar alguns pontos antes de matricular-se em uma academia. Observe a estrutura e condições físicas do local (quantas pessoas cabem em horário de pico, equipamentos disponíveis, temperatura, vestiários, etc.). Se possível, converse com outros alunos para saber se os instrutores são realmente capacitados e se o serviço é de qualidade.
4. Diversifique suas opções de espaço
Na busca pela melhora da qualidade estética, há de se levar em consideração os benefícios que a musculação oferece. Mas essa não é a única modalidade que ajuda a melhorar o seu corpo esteticamente. Corridas, treinamentos funcionais, dança e outras atividades apresentam bons resultados. E com a vantagem de não ser necessário praticá-los dentro de um espaço fechado. Exercícios ao ar livre podem ser ainda mais empolgantes, além de proporcionar ar fresco e contato com a natureza, é claro.
5. Mantenha-se focado
A melhor maneira de continuar exercitando os músculos do corpo é definindo metas. Fazer um número maior de repetições, percorrer maiores distâncias, erguer mais peso, enfim. Essas metas de curto prazo podem e devem existir, desde que estejam de acordo com seu objetivo principal e seus próprios limites físicos; cobrar-se demais pode ser prejudicial, principalmente na etapa inicial do treino.
Como você pôde perceber, exercitar os músculos do corpo não é algo tão complicado assim. Basta saber seus objetivos e procurar por um local que ofereça tudo o que você precisa para manter-se motivado em suas metas.
Quer receber dicas e novidades em primeira mão sobre exercícios e alimentação saudável? Assine nossa newsletter para receber os melhores conteúdos em primeira mão!