Sua academia melhora sua saúde e forma física?

Sua academia de ginástica resolve seus problemas com o corpo e deixa sua vida mais saudável? Pesquisa e experiência acumulada indicam que muitas pessoas que começam um novo programa de exercícios veem pouca ou nenhuma melhora na saúde e forma física mesmo após semanas seguindo rigorosamente a nova rotina e acabam interrompendo antes de virar um hábito em suas vidas.

O Mercado de academia

Atualmente o mercado brasileiro de “academia” vêm recebendo uma explosão de novas estruturas. Muitas delas oferecendo mensalidades a baixo custo que variam em média R$ 49,00. Contudo será que as academias, independente  do ticket médio de mensalidade conseguem entregar a seus clientes o que eles compram no ato da matrícula?

De acordo com dados da IHRSA/2016 (Feira do segmento de fitness no Brasil). O mercado de academia vai de mal a pior quando o assunto é entrega de resultado e satisfação dos clientes com o atendimento recebido, confira:

– 42% das pessoas com pouco ou nenhum contato como o fitness largam a academia antes de completar 30 dias;
– 33% não chegam ao terceiro mês;
– dos que sobram, 50% param de praticar no sexto mês;

Pesquisa em academia…

De acordo com o  periódico “PLOS One”, divulgado em dezembro/2016. Pesquisadores da Universidade da Rainha, em Kingston, Ontário, e da Universidade de Ottawa, ambas do Canadá, decidiram se concentrar intencionalmente em se uma pessoa quando não consegue melhoras com uma atividade física. Conseguiria se beneficiar trocando para outra?

Eles começaram reunindo 21 homens e mulheres saudáveis e determinando seu volume máximo de oxigênio. Isto é, quanto oxigênio os pulmões podem entregar aos músculos, a frequência cardíaca e outros parâmetros fisiológicos relacionados ao condicionamento aeróbico.

A seguir, fizeram cada voluntário completar dois tipos bem diferentes de exercícios. Cada regime de treinamento durava três semanas, e os pesquisadores esperaram vários meses antes do começo do novo, para que os voluntários pudessem voltar ao condicionamento básico.

Uma rotina de três semanas envolvia treinamento de resistência típico! Bicicleta ergométrica quatro vezes por semana durante 30 minutos em ritmo de esforço moderado.

O segundo tipo de exercício girava em torno de intervalos de alta intensidade. Cada voluntário completava oito séries de 20 segundos pedalando com muita intensidade em uma bicicleta ergométrica, com 10 segundos de descanso após cada tiro. Ao final de cada sessão de três semanas,  verificavam o volume máximo de oxigênio e outros indicadores de condicionamento físico.

Enquanto grupo, eles tiveram melhora de condicionamento com as duas rotinas e com a mesma extensão. Já individualmente, as respostas variaram consideravelmente.

Quase um terço das pessoas não conseguiu mostrar qualquer melhoria em uma das aferições de condicionamento! De forma similar, quase um terço pouco melhorou o condicionamento nesse intervalo. E após cada tipo de exercício, alguns participantes estavam em pior forma.

E o resultado?

A maioria dos participantes, trocando em miúdos, não conseguia melhoras como esperado após uma das formas de exercícios.

Mas, de forma importante, ninguém deixou de melhorar. Todo homem e mulher melhorou de modo mensurável seu condicionamento de alguma forma após uma das formas de exercícios, se não na outra.

Em geral, quem mostrava pouca resposta ao treino de resistência demonstrava uma melhoria mensurável após as sessões intervaladas e vice-versa.

Esses dados sugerem que “não existe uma abordagem que sirva para todos no que diz respeito a exercícios”, diz Brendon Gurd, da Universidade da Rainha que supervisionou o estudo. “Mas parece que todos podem se beneficiar com algum tipo de exercício ideal para seu corpo.”

Dicas do Coach

O coach Alessandro Assis, acredita que o principal motivo associado a baixa taxa de retenção das pessoas em academia, principalmente no trimestre inicial, deve-se ao pouco comprometimento das empresas com os reais objetivos dos alunos. “Falta de resultado acaba gerando desmotivação, seguindo de baixa frequência nas aulas e culminando com a desistência ao projeto de vida saudável, perda de peso, ganha de massa, etc.

O coach conta que observando esses dados do mercado, no início de 2016 adotou na metodologia da Pratic Fitness Club um procedimento mensal com os alunos, a conversa com o coach é o momento onde o aluno faz a sua entrega de resultado, avalia as adaptações que a atividade física proporcionou em seu corpo, estrutura novos objetivos e sugere a manutenção da atividade ou alteração para outro tipo de programa. Com isso a retenção média de seus alunos atualmente está 3x acima do mercado de fitness.

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais. Seus amigos vão adorar saber mais sobre o assunto!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *