Você sabe o que é o sedentarismo? O sedentarismo é uma condição muito mais sutil do que parece: mesmo que você pratique exercícios toda semana, você pode ser considerado sedentário. Segundo o Ministério da Saúde, 49% da população adulta brasileira é sedentária.
Além de sutil, essa condição é extremamente perigosa para a saúde: é relacionada como fator de risco para uma série de doenças, que vão desde problemas crônicos até doenças graves e fatais.
Confira nossas dicas para identificar e combater o sedentarismo.
O que é o sedentarismo?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas sedentárias as pessoas que não realizam, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderados por semana ou 75 minutos de atividades físicas intensas. Essa é a recomendação para pessoas com idade entre 18 e 64 anos, para crianças, adolescentes e idosos as recomendações são outras.
É importante ressaltar que atividade física não remete, obrigatoriamente, a exercícios, mas a qualquer atividade que demande energia para ser realizada. No entanto, nem toda atividade física conta para que você não seja considerado sedentário.
Por exemplo, se você caminha 150 minutos por semana, essa atividade vai trazer benefícios para sua saúde, mas, ainda assim, você será considerado sedentário. Isso porque caminhar é uma atividade física que, em geral, não eleva a pulsação da pessoa a um nível entre 60 e 70% de sua frequência cardíaca máxima e é a elevação da pulsação que define a intensidade do exercício.
Quais problemas o sedentarismo causa?
Segundo a OMS, o sedentarismo foi identificado como a quarta causa de morte no mundo todo. De acordo com os dados da organização, 6% de todas as mortes estão relacionadas com a falta de atividade física.
Além disso, segundo a OMS, o sedentarismo é o fator responsável por:
- 21%–25% dos casos de câncer de intestino e de mama
- 27% dos casos de diabetes
- 30% dos casos de doenças cardíacas
Ao mesmo tempo em que a falta de exercício causa inúmeras doenças, a OMS afirma a prática de atividade física regular promove uma série de benefícios. É relatada uma redução da chance de desenvolver:
- hipertensão;
- doenças cardíacas;
- AVC;
- diabetes;
- câncer de mama e intestino;
- depressão.
Além disso, a prática de exercício diminui a possibilidade de a pessoa sofrer quedas e é um componente fundamental para evitar a obesidade e o sobrepeso.
Como combatê-lo?
Se você é totalmente sedentário, a melhor forma de tornar-se uma pessoa mais ativa é fazê-lo gradualmente. Hábitos simples, como trocar o elevador pelas escadas ou andar de bicicleta, podem ser uma forma de introduzir atividades físicas na sua vida. Confira aqui sete estratégias para melhorar seu condicionamento físico em um mês.
Depois que você melhorar seu condicionamento, pode começar a malhar na academia, por exemplo, com metas mais claras, como perda de peso, redução da porcentagem de gordura do corpo e fortalecimento muscular.
Você é sedentário? Deixou o sedentarismo para trás com a prática de exercícios? Conte sua experiência nos comentários e inspire outras pessoas a melhorarem a qualidade de vida!