Com as férias de fim de ano se aproximando, muitas pessoas costumam iniciar ou retomar a prática de exercícios físicos. Já outras, exercitam-se o ano todo e aproveitam esse período para intensificar os treinos. Independente do caso, o importante é sempre estar atento à qualidade do pós treino.
Geralmente por falta de informação, os praticantes pensam que não precisam fazer mais nada ao finalizar as atividades físicas. Esse pensamento pode atrapalhar todo o processo no qual se dedicam, prejudicando os resultados esperados. Pensando em te ajudar nos cuidados pós treino, neste post selecionamos 3 dicas fundamentais para garantir energia e evitar a fadiga depois dos exercícios. Confira!
1. Mantenha uma alimentação de qualidade
Depois de um treino, o corpo esgotou suas fontes de energia e o próximo passo é repor o que gastou. Para isso, existem diversos suplementos e alimentos ricos em carboidratos e proteínas. Entenda a importância desses macronutrientes:
Carboidratos
Os carboidratos são uma ótima opção para repor as energias depois das atividades físicas e, se consumido rapidamente após o treino, ele não se transformará em gordura no corpo. Entre os alimentos ricos em carboidratos estão:
-
Frutas: manga, banana, mamão;
-
Grãos: granola, aveia, quinoa;
-
Pães;
-
Batata doce.
Proteínas
Os tecidos musculares são constituídos por proteínas. Ao final do treino, o praticante precisa recuperar as proteínas gastas o quanto antes para otimizar os efeitos, principalmente quem procura atingir grandes resultados.
Alimentos ricos em proteínas auxiliam na recuperação, cicatrização e no crescimento dos músculos. Veja os principais alimentos:
-
Ovos, de preferência cozidos;
-
Salmão;
-
Frutas secas;
-
Abacaxi.
Não tenha medo de inovar! Faça combinações desses alimentos e aumente seu cardápio pós treino deixando-o sempre bem saboroso.
2. Fique atento aos cuidados
Após o treino é preciso de um ou dois dias no máximo para o praticante sentir as dores nos músculos que foram mais trabalhados. Não há como evitar essas dores pós treino e isso é uma realidade tanto para quem está começando quanto para os que estão treinando há mais tempo.
Porém elas não devem ser ignoradas, afinal, as dores são um meio de aviso de que está acontecendo alguma coisa com o corpo, e para amenizá-las você pode tomar algumas precauções. Veja:
-
O alongamento pós treino deve ser para relaxar o músculo, nada agressivo;
-
Hidrate-se sempre. Beba água o dia todo e não apenas durante o treino;
-
Respeite os intervalos entres as séries;
-
Siga os exercícios e as orientações passadas pelo personal trainer;
-
Descanse. O descanso é fundamental para qualquer tipo de atividade física. O desenvolvimento do corpo ocorrerá nesse período de descanso.
3. Evite maus hábitos
Evite ingerir alimentos gordurosos e com muito açúcar, pois o seu corpo terá mais trabalho para eliminá-los mais tarde, o que custará a perda de vitaminas e minerais que seu organismo tanto exige depois das atividades físicas. Esse cardápio negativo inclui refrigerantes, salgadinhos, frituras e doces.
Além disso, não faça exercícios por conta própria para não fugir do cronograma passado pelo profissional, afinal, isso poderá aumentar o desgaste dos músculos, dificultando a recuperação e até possibilitando lesões musculares.
Seguindo essas recomendações básicas, seu pós treino terá a qualidade necessária para atingir seus objetivos e melhorar sua saúde. Quer receber mais dicas como essas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!