São vários os motivos que levam alguém a frequentar uma academia: estética, bem-estar, saúde, autoestima e melhoria da qualidade de vida. Porém, quando se fala da avaliação física de academias, nem todo mundo entende por que ela é importante.
Para conseguir o melhor resultado, não é só entrar na academia e dar início ao treino. Antes de começar os exercícios, é preciso avaliar a saúde e o condicionamento físico, pois isso ajuda a identificar os exercícios mais adequados a cada aluno.
Para que você saiba como a avaliação é importante, explicamos abaixo como ela é feita e os impactos que traz aos nossos exercícios. Confira nosso post e tire suas dúvidas!
O que é uma avaliação física de academias?
A avaliação física consiste em uma série de testes com o objetivo de identificar as condições físicas e funcionais de alguém que deseja iniciar uma atividade física. Com ela, o educador físico pode avaliar alguns pontos importantes, como:
- identificar quais partes do corpo estão mais fracas e precisam de atenção especial;
- conversar sobre os objetivos que a pessoa tem com a atividade física;
- avaliar possíveis fatores de risco, como o sedentarismo ou doenças cardiovasculares.
Por que ela é importante?
A avaliação física é o instrumento que o profissional tem à sua disposição para ajudar a personalizar o treino do aluno. Por isso, ela influencia diretamente os exercícios a serem realizados pelo atleta.
Através dela, são recolhidas o máximo de informações a respeito da pessoa, e elas servem como parâmetro para prescrição dos exercícios mais adequados à situação do corpo e para verificação da frequência e intensidade de treino. A avaliação física de academias:
- avalia sua condição física e possíveis deficiências;
- mapeia o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
- monitora o progresso conquistado pelo aluno ao longo do tempo de academia;
- serve para que os exercícios realizados sejam personalizados de acordo com as metas do aluno;
- identifica os exercícios corretos e reduz o risco de lesão.
Testes realizados em uma avaliação
1. Anamnese
A anamnese consiste em uma série de perguntas que buscam esclarecer as condições do corpo do cliente e os objetivos que ele deseja alcançar. De modo geral, a ideia é recolher informações sobre problemas de saúde com os quais o aluno convive, qualidade da alimentação e possíveis atividades físicas que costuma realizar.
2. Teste de postura
Através deste teste, avalia-se a postura geral do indivíduo e como ela pode interferir no treino e na vida cotidiana. Os desvios posturais podem causar dores e redução de movimentos, portanto, é importante identificá-los. Com essas informações em mãos, o profissional pode incluir no treino exercícios que melhorem a postura.
3. Teste cardiorrespiratório
Este teste tem o intuito de avaliar a capacidade cardiorrespiratória do aluno. Ele realiza uma série de atividades, como andar e correr na esteira ou pedalar em uma bicicleta. O teste analisa o esforço realizado e, por meio de um eletrocardiograma, monitora o coração durante as atividades. As faixas de batimento cardíaco atingidas servem para determinar a intensidade ideal do treinamento.
4. Avaliação neuromotora
Este teste avalia a situação geral do corpo, em aspectos como força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.
- Força: capacidade de utilização da energia mecânica para vencer resistências.
- Resistência: mede a capacidade de resistir à execução repetida de movimentos em um determinado período.
- Flexibilidade: analisa a amplitude de movimento das articulações e até aonde o músculo consegue se estender.
- Equilíbrio: verifica a capacidade de permanecer estático e de controlar a postura quando em movimento.
5. Composição corporal
O teste identifica a proporção que a pessoa tem de massa magra, que são os músculos, e de massa gorda, que é a gordura corporal. A medição pode ser feita a partir das dobras cutâneas, com um adipômetro, ou por meio da bioimpedância, que utiliza correntes elétricas.
A avaliação física é uma espécie de espelho que reflete suas condições físicas e permite a identificação dos seus pontos fortes e fracos. A partir dela, o professor pode elaborar um treino personalizado, com base nas suas características individuais, e isso deixará você mais perto dos seus objetivos!
Gostou de saber mais sobre a importância da avaliação física? Então compartilhe o nosso post em suas redes sociais. Seus amigos vão adorar saber mais sobre o assunto!