As receitas fitness para a refeição pós-treino devem combinar os alimentos de forma estratégica. Incluindo carboidratos para recuperar as energias gastas durante a atividade física e também proteínas para fornecer os elementos necessários na construção muscular.
Mas quando o treino é realizado à noite, é necessário que essa refeição seja mais leve, para não prejudicar o sono e nem a dieta. Para ajudar você a escolher a combinação de alimentos ideal para comer após a prática de atividade física e antes de dormir, listamos 5 refeições leves para fazer depois do treino.
Frutas ou vitaminas
Salada de frutas é uma refeição perfeita para comer depois da academia, pois ajuda a repor as energias gastas durante o exercício. Mas é importante acrescentar uma opção de proteína, como queijo cottage, ricota ou iogurte natural, para promover o ganho de massa muscular. Se você preferir uma bebida geladinha, pode fazer uma vitamina, batendo as frutas com o iogurte.
Sanduíches leves e anabólicos
Um lanche anabólico ideal para comer à noite é composto por pão integral. Ele fornece energia de forma mais lenta, alguma opção de proteína, como peito de peru, atum ou ricota e vegetais, como fatias de tomate ou cenoura ralada. Finalize com verduras cruas, como alface ou até mesmo folhas de agrião que dão um leve toque picante ao sanduíche.
Jantar anabólico pós-treino
As pessoas que não gostam de comer lanche à noite também podem fazer uma refeição leve. Nesse caso, o ideal é optar por arroz integral, rico em carboidratos complexos, para fornecer energia durante toda a noite, uma opção de proteína, como peito de frango grelhado, por exemplo, e uma porção de vegetais, que podem ser refogados ou em salada.
Sopas para esquentar e repor as energias
No inverno, é muito bom tomar uma sopa quentinha, e dependendo dos alimentos que você escolhe, é possível preparar uma sopa leve e gostosa. A dica é deixar de lado o macarrão e o pãozinho de acompanhamento e optar por um mix de legumes picados ou um caldo verde, que são opções muito saudáveis de sopas, ricas em fibras e nutrientes.
Receitas fitness para o final de semana
É possível sair da rotina e fazer uma refeição saudável ao mesmo tempo. Uma torta de legumes com frango desfiado, preparada com ingredientes saudáveis, como a farinha integral, por exemplo, é fonte de carboidratos complexos e proteínas: a base para uma boa refeição após o treino.
Outra opção de lanche é a crepioca, receita do Dr. Guillherme Renke e do chef Dalton Rangel. Com a massa feita com 1 ovo e 1 colher de tapioca, e o recheio de queijo cottage e blanquet de peru, ela é rica em proteínas e carboidratos para recuperar as energias do treino e promover a construção muscular.
É importante lembrar que manter o equilíbrio na alimentação é fundamental para melhorar a saúde e o bem-estar, mas praticar atividades físicas, além de complementar os hábitos saudáveis, é a melhor forma de conseguir resultados melhores.
Outra dica é manter a variedade de alimentos nas refeições, para não enjoar e também para fornecer ao seu organismo todos os nutrientes que ele precisa. Quer incrementar ainda mais as receitas fitness pós-treino? Então, veja agora os 5 alimentos para comer de noite que você deve incluir na dieta!