Possuir um corpo “trincado” e bem definido, semelhante ao de modelos fitness que vemos todos os dias na internet, é o desejo de muitos que optam pela musculação como atividade física recorrente. Porém, alcançar esse nível de definição muscular exige esforço, treinos diários e uma dieta rigorosa.
O problema é que, normalmente, possuíamos uma rotina bem agitada, o que inviabiliza toda essa dedicação. Porém, conciliando treino eficiente, uma alimentação saudável e boas noites de sono, também podemos conseguir aquele corpo “sequinho”.
Para ajudar você a otimizar seus resultados na academia, abaixo listamos alguns mitos e verdades sobre definição muscular. Confira!
Abdominal é o que faz secar barriga
Mito. Ao realizar exercícios abdominais sentimos uma queimação no abdômen que muitos pensam estar associada à queima de gordura. Na realidade, essa sensação de ardor está relacionada apenas à fadiga da musculatura abdominal. Assim, fazer inúmeros abdominais não irá acelerar a queima de gordura nessa região. Para secar a barriga e o resto do corpo, o ideal é investir nos exercícios aeróbicos — jump, spinning, corrida, entre outros.
Levantar muito peso é o que faz ficar musculosa
Mito. O ganho de massa muscular está associado à uma boa execução dos exercícios, ou seja, não adianta nada pegar muito peso e não realizar o movimento com a postura e a amplitude corretas.
Além disso, elevar um grande volume de carga sem estar preparado pode ocasionar lesões graves que poderão deixar você de molho por um tempo. O correto é elevar o peso que propicie a execução da série inteira sem causar dores em áreas que não estão sendo trabalhadas durante o exercício.
Pilates e exercícios localizados são capazes de proporcionar definição muscular
Verdade. O pilates e os exercícios localizados proporcionam definição muscular e consequente perda de gordura, assim como a musculação convencional.
Muitas pessoas não conseguem se adaptar à musculação e acabam abandonando o treinamento por acharem os exercícios tediosos e repetitivos. A melhor alternativa para esse público é optar por atividades físicas mais dinâmicas e interativas, nas quais as aulas são feitas sob a supervisão de um profissional (pilates) ou em grupo (ginástica localizada).
Mais tempo na academia é sinônimo de maior ganho de massa muscular
Mito. O ganho de massa muscular, obviamente, depende do treino, mas depende muito também do período de descanso. A musculação causa pequenas fissuras nas fibras musculares, que são regeneradas durante o descanso entre os treinos, gerando a famosa hipertrofia muscular. Assim, treinar excessivamente sem respeitar o intervalo de descanso dificultará ainda mais a conquista de um corpo bem delineado.
Ser definida é possuir menos de 10% de gordura corpórea
Mito. Quando estamos em busca de resultados estéticos devemos nos importar mais com o que o espelho nos diz do que apenas com os números — percentuais, medidas e peso. O percentual de gordura considerado saudável pelos especialistas varia de acordo com o sexo — mulheres possuem maior tendência em armazenar gordura corpórea que os homens — idade e pré-disposição genética.
Assim, devido a todos esses fatores, não podemos estabelecer um valor para o percentual de gordura ideal, mas confiar no que o espelho vai mostrar à medida que você for se exercitando.
E você? Já conhecia algum desses mitos e verdades relacionados à obtenção de definição muscular? Assine nossa newsletter para sempre receber dicas de como melhorar seu desempenho na academia!