Uma boa apresentação pessoal é a porta aberta para muitas oportunidades, seja em âmbito social ou profissional. Ela engloba aspectos que vão além do conteúdo dito: uma boa postura e roupas adequadas para a situação são pontos também essenciais.
Se você quer surpreender na apresentação pessoal, siga nossas dicas de hoje e arrase em qualquer ambiente!
Cuide do aspecto visual
A primeira coisa que as pessoas irão fazer quando você chegar a um ambiente é o contato visual e, a partir disso, já terão suas primeiras impressões. Pensando nisso, analise o ambiente que frequentará e encontre uma vestimenta adequada. Roupas chamativas ou que deixem o corpo muito exposto não são bem vistas.
Além disso, demonstre cuidado com seu corpo, o que dá a dica que você costuma zelar pelas coisas. Esteja com os cabelos limpos e penteados, unhas aparadas e higienizadas. Evite exageros também na quantidade de perfume e nos acessórios utilizados.
Tenha hábitos saudáveis
É importante também que você esteja com a mente e o corpo saudável. Pratique atividades físicas que sejam prazerosas e faça uma alimentação balanceada.
Não se trata apenas do aspecto estético: o objetivo não é um corpo perfeito, mas sim sentir-se bem, transmitindo confiança e segurança aos interlocutores.
Atente-se à postura
Uma boa postura e gesticulações moderadas transmitem segurança no que está falando. Evite mostrar tensão, mesmo que algumas situações lhe causem desconforto. Alguns atos ainda podem ser deselegantes, como: mexer muito em objetos e acessórios, ficar inquieto, roer unhas e demonstrar tiques, além de não expressar interesse pelo assunto tratado.
Regule o tom da voz
Em qualquer ambiente que estiver, principalmente quando está conhecendo as pessoas, chamar atenção pela voz não é adequado e causa má impressão. Procure regular o tom de voz de modo que todos possam lhe ouvir, sem causar incômodos.
Não entre no automático
Lembre-se que a apresentação pessoal é um modo de mostrar um pouco sobre você. Por isso, não diga discursos prontos que são apresentados como os melhores para se “dar bem”.
É claro que pensar anteriormente sobre o que falar é valido, tomando cuidado para apresentar somente o necessário para a situação, mas nunca siga roteiros: além de causar falsa impressão, é um discurso facilmente desmascarado.
Mostre seu diferencial e autenticidade!
Seja natural em sua apresentação pessoal
Relaxe, respire fundo e tente agir de forma mais natural possível. Nada é pior do que conhecer alguém que age de forma a forçar uma personalidade que não lhe é própria ou age de forma a causar estranhamentos. Portanto, seja você mesmo! Lembre-se sempre que, de acordo com o lugar, você não poderá agir de modo cotidiano e nem usar uma linguagem informal — certas ocasiões demandam formalidades.
Todos esses pontos são de grande importância para o profissional que deseja criar uma boa apresentação pessoal, de forma a causar excelentes primeiras impressões ao interlocutor. Com essas dicas simples e fáceis de seguir, você conseguirá destacar-se em qualquer situação, atraindo a atenção de todos de forma positiva!
Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em seu e-mail!